Rio de Janeiro – muito mais que praias

A geografia do Rio é espetacular, fazendo com que a cidade seja diferente de tantas outras. Você pode sentir o clima refrescante da serra e em minutos optar pela brisa da praia. Além do encontro da serra com o mar, as florestas em volta da cidade são uma atração à parte.
Tem monumentos centenários, construções históricas, tradições culturais, bairros pitorescos, pessoas alegres e hospitaleiras, e além, claro, de suas belíssimas praias.

Então, vamos iniciar nossa viagem por cenários belíssimos desta cidade que merece, e muito, o título de CIDADE MARAVILHOSA.


Pôr do Sol no Morro da Urca

Considerado um dos principais pontos turísticos do Rio, subir até o Morro da Urca para ver o pôr-do-sol é um ótimo programa. Com uma praça de alimentação bem diversificada com sofás para curtir a linda vista confortavelmente. Para quem tem fôlego, a opção é chegar ao topo do morro caminhando. A caminhada não é radical e famílias inteiras têm optado por este caminho.

Endereço: Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha – Urca

Saiba mais


Café da manhã no Parque Lage

Com uma breve caminhada pela floresta, você chega às mesas, dispostas em meio à ruinas, em um clima agradável, onde a palavra relax ecoa como a brisa. E para quem quer tomar um delicioso café sentado em almofadas, lá você encontra essa opção.

Simplesmente, um dos melhores cafés da manhã que você terá na vida. Imperdível.

Foto divulgação
Foto divulgação

  Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
  Telefone do parque: 21 2334-4088
  Telefone do Bistrô: 21 2535-7336
  Horários:
Parque: Diariamente, das 8h às 17h (durante o horário de verão, até às 18h).
Bistrô Plage: 2ª a 6ª feira – 09h às 23h. Sábado – 13h às 23h. Domingo – 09h – 23h.

Saiba mais


Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana
Essa é uma das coisas legais do Rio, você tem diversas opções de café da manhã aconchegante na cidade. E a Confeitaria Colombo no Forte de Copacabana é uma delas.

Localizada em um ponto charmoso da cidade, tem espaço externo para as mesas, próximo ao muro onde as ondas de Copacabana se quebram. Do lado de dentro, você pode apreciar a estrutura bem parecida com a matriz da Colombo, localizada no Centro da Cidade. Sente-se e relaxe ao som das ondas e das gaivotas, tomando seu café completo.

Foto Divulgação
Foto divulgação

  Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro
  Telefone: 21 2505-1500
  Horário de funcionamento:
Segunda a sexta, das 9h às 19h. Sábados e feriados, das 9h às 17h.

Saiba mais


As Paineiras

É uma ótima opção de caminhada, localizada na subida do Corcovado. O caminho oferece lindas paisagens para caminhada e corrida, e ainda tem a opção de banho de bica ou cachoeira ao longo do caminho.

Foto divulgação

  Endereço: Estrada das Paineiras, s/n – Santa Teresa
  Telefone: 21 2225-7036
  Horário de funcionamento:
Diariamente, 8h às 19h – Bilheteria até às 18h

Saiba mais


Instituto Moreira Salles

É um centro cultural que fica na Gávea. Lá você encontra cinema, exposição, acervo musical e um charmoso café. Com uma bela arquitetura, vale a pena a visita.

Com jardins projetados por Burle Marx, pertenceu à Família Moreira Salles. Não deixe de apreciar o acervo musical, que fica numa sala especial, onde recentemente foi doado o acervo musical do Sivuca, o mestre da sanfona. Lá, existem pérolas da música nacional. A sala de cinema, pra poucas pessoas, tem sempre uma mostra especial.

Foto: Robert Polidori
Foto: Robert Polidori
Foto: Cristiano Mascaro

  Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea
  Telefones: 21 2245-1040 / 21 3284-7400
  Horário de funcionamento: 
De terça a domingo e feriados (exceto segunda), das 11h às 20h

Saiba mais


Feira do Lavradio (Feira do Rio Antigo)

É a tradicional feira de antiguidades no Centro do Rio, que acontece no primeiro Sábado de cada mês, do meio-dia às 18h. Lá se vende móveis, objetos de decoração e de artesanato. Mas o gostoso é marcar o encontro com os amigos, jogar conversa fora e conferir a programação musical criada especialmente para a feira.

Foto divulgação

  Endereço: Rua do Lavradio, – Lapa
  Horário de funcionamento: Todo primeiro sábado do mês, das 10h às 18h.

Saiba mais


Santa Teresa

Localizado no alto de uma serra entre as zonas Sul e o Centro da cidade do Rio está o pitoresco Bairro de Santa Teresa. É conhecido pelas construções históricas do século XIX, além de elegantes casarões construídos até os anos 40. Mas o principal diferencial do bairro é que foi o último da cidade a fazer uso de pequenos veículos leves sob trilhos, chamados de bondes, que circulam por algumas de suas ruas até hoje.

Foto divulgação

Tradicionalmente vivem em Santa Teresa, muitos intelectuais, acadêmicos, artistas, militares e políticos, atraídos pelas características históricas, culturais e pela qualidade de vida que o bairro proporciona. Em função desse perfil, trata-se de um bairro formador de opinião, com participação política, em movimentos populares ou mobilizações coletivas. Há também um grande número de organizações não governamentais instaladas no bairro, que prestam serviços e dão apoio às comunidades localizadas no entorno do bairro.
Também há, no bairro, um polo gastronômico, principalmente ao redor do Largo dos Guimarães, área boêmia do bairro.
Um ótimo programa no Rio é, durante o dia, pegar o bondinho de Santa Teresa, dar uma volta pelas aconchegantes lojinhas, ver o artesanato local e almoçar em um dos restaurantes.

  Endereço: Rua Lélio Gama, 2 – Centro
  Horário de funcionamento: Segunda a sexta, 6h30 às 16h15. Sábado, 10h às 18h.

Saiba mais


Parque das Ruínas

Local de rara beleza e estrategicamente localizado. No alto de Santa Tereza.

O Parque das Ruínas: possui uma das vistas mais deslumbrantes da Cidade Maravilhosa. Encravada numa das mais íngremes ladeiras de Santa Tereza, o que hoje é uma bela ruína, no passado foi uma bela mansão pertencente à Mecenas Laurinda Santos Lobo (mecenas é uma pessoa que patrocina as artes, a ciência ou o ensino, muitas vezes com benefícios fiscais).

O que antes era uma ruína transformou-se num complexo que inclui um mirante, de onde se vislumbra uma verdadeira sequência de cartões postais cariocas. Entre eles, a Catedral Metropolitana, Arcos da Lapa, Marina da Glória, Aeroporto santos Dumont, Pão de Açúcar, Corcovado, ou seja, é um mirante de 360 graus sobre o Rio de Janeiro.

Aberto de terça feira a domingo, das 8h até às 20h, o espaço oferece ainda um auditório inclinado para 70 lugares, galeria, palco externo, dois camarins, jardins externos, terraços panorâmicos e o citado mirante. O espaço apresenta programação cultural variada.

 Uma dica: a entrada é gratuita. Vá cedo, suba sem pressa e aproveite para tomar um delicioso café da manhã no local.
Não esqueça a máquina fotográfica. O visual é deslumbrante!

Foto divulgação

  Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa
  Telefones: 21 2024-1050 / 21 2215-0621 / 21 2224-3922
  Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 8h às 18h.

Saiba mais


Feira de São Cristóvão (Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas)

A tradicional Feira de São Cristóvão é a opção carioca arretada para comprar, comer e se divertir, pois oferece artesanato, comida, bebida, folclore e muita música.
O Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas está localizado no Bairro de São Cristóvão, local de fácil acesso, com estacionamento para 800 veículos. O reduto funciona como um ímã para mais de trezentas mil pessoas todo mês.
A Feira sintetiza o Nordeste e oferece ao visitante tudo que a região dispõe, exibindo, nas suas quase setecentas barracas, sua riqueza tradicional e proporcionando, ainda, a animação característica da terrinha: Som do Nordeste, forró, xote, baião, xaxado, repente, embolada, martelo, arrasta-pé, maracatu e outros sons bem genuínos.

História: Data de 1945 o início dos primeiros movimentos que deram origem à Feira de São Cristóvão, ou Feira dos Nordestinos, como é conhecida no Estado do Rio. Nesta época, retirantes nordestinos chagavam ao Campo de São Cristóvão em caminhões, vindos para trabalhar na construção civil. A animada festa regada a muita música e comida típica, gerada pelo encontro dos recém-chegados com parentes e conterrâneos, deu origem à Feira, que permaneceu ao redor do Campo de São Cristóvão por 58 anos.

Em 2003 o antigo pavilhão foi reformado pela Prefeitura do Rio e transformado no Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, não só nordestinos frequentam a Feira para matar saudades e resgatar um pouco de sua cultura, como também cariocas e turistas de todo o país.

Foto divulgação
Foto: Viagens e Fotografias

  Endereço: Campo São Cristóvão, s/n – São Cristóvão
  Telefones: 21 2580-5335 / 21 2580-6946
  Horário de funcionamento:
Terça a quinta, de 10h as 18h (entrada franca, exceto feriados)
Sexta de 10h a 21h do domingo
 Cobra-se a entrada – Ligar nos telefones acima para informação de valores.

 O estacionamento também é pago

Saiba mais

Clique na imagem abaixo e veja o mapa da feira.

 

Mapa da Feira
COMPARTILHAR
AnteriorEncantos de Penedo – RJ
PróximoLençóis Maranhenses – Passeio Circuito Lagoa Bonita
Fabiana Diniz
Paulistana morando no Mato Grosso do Sul. Ama praia, natureza e fotografar arquiteturas históricas. Formada em Marketing e atuando na área de agronegócio, sempre que tem um tempo livre está planejando e pesquisando o próximo destino para viajar devagar ou curtir uma aventura.

22 COMENTÁRIOS

  1. Amei seu post! Como uma boa carioca concordo com tudo o que você citou!! Rio não é só praia mesmo! Tem muito mais além disso! Parabéns pelo excelente post!

  2. Sou do Rio de Janeiro (moro em SP) e realmente o Rio vai muito mais além do que praias.
    O Por do sol no morro da urca é realmente muito lindo!
    A Confeitaria Colombo, fui na do Centro e detestei! Acho que fui com uma expectativa muito alta e me decepcionei… Quero conhecer essa!
    Os outros passeios ainda não fiz, adorei as dicas!

  3. Adorei o post que foi muito além do obvio da cidade maravilhosa. Alguns dos lugares nem sequer tinha ouvida falar e são simplesmente maravilhosos.

    Obrigada por compartilhar dicas tão ricas.

    Com certeza quando for ao Rio vou resgatar essa leitura.

  4. Achei super válido, acredita que não conheci nenhuma dessas atrações, algumas por falta de conhecimento. Obrigada pelas dicas, da próxima vez vou querer conhecer todos. Bjss

  5. Eu não conheço o RJ como imaginava!
    Gente, amei a estátua do meu querido Luiz Gonzaga. Sou nordestina e esse cara fez parte da minha vida inteira!
    O Parque Lage me fascina…
    Preciso sair de Teresópolis e passear no RJ!
    Adorei as dicas.
    Abraços!

  6. Geente, pode curtir mil vezes??? Já fui para o Rio, mas não fiz nada dos passeios sugeridos aqui, alguns por falta de tempo e outros por falta de conhecimento. Quanta coisa bacana para fazer no Rio! Tô vendo que a próxima viagem vai ter que ser de no mínimo uma semana, rs. Beijo!

  7. Sou suspeita para falar qualquer coisa sobre essa Cidade Maravilhosa. Sou brasiliense, mas meu coração é carioca. Já fui diversas vezes e pelo jeito ainda me falta muito a conhecer. Todas as dicas devidamente anotadas! Obrigada por compartilhar, excelentes fotografias.

    • Olá Milzara, verdade! No Rio há tantas opções do que fazer que com certeza serão necessárias varias idas pra lá, he he he. Também amamos essa cidade e agradecemos a visita ao blog. Abraços

  8. O Rio de Janeiro continua Lindo, como diria a velha e clássica canção. Esse Brasil tem tanta beleza e as pessoas nem se dão conta, adoramos as dicas e as fotos estão incríveis, se opinião de fotografo contar, podem ficar orgulhosos por que as fotos estão demais. um grande abraco @viajandodebarraca

    • Verdade Anderson, a música se encaixa perfeitamente com a beleza da cidade e esse país é lindo demais. Precisamos apreciar, valorizar tanta beleza e riqueza cultural que temos. Valeu e agradecemos a sua visita no blog. Volte sempre!

  9. Esse post nos trouxe outra visão do Rio de Janeiro. Imaginávamos que os locais para turistas eram somente as praias, coisa que ficou bem clara aqui não ser.
    Valeu por compartilhar estas dicas, e pode ter certeza que iremos conhecer cada um dos locais.

  10. Adorei o post, estou indo pra lá em abril e já anotei as dicas! Um lugar que quero muito conhecer é o Museu do Amanhã e aquela região “olímpica”, vocês foram?

  11. Rio é muito mais que praias. A cidade é completa e temos de td para fazer: trilas, descoberta dos bairros e ainda comer um delicioso açai sentados num banco e falando sobre nossas vidas.
    Rio é demais e é por isso que a amo

  12. Excelente! Um Rio de Janeiro muito mais que praias – você disse tudo. Adorei as dicas! Principalmente sobre o Parque Lage, que eu amoooooo. hahaha! Algumas preciso fazer em minha próxima viagem. Obrigada pelas dicas! Arrasou. 🙂

  13. Nossa, seu post tá fenomenal.
    Se eu te contar que não fiz nada que está escrito nele você acredita? Tirando Santa Tereza, que eu já conheço, a maioria dos lugares que você citou nunca fui e tenho muita vontade.

    Parabéns pelo post. Vou pegar essa lista e executar. Excelente.

    Beijokas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui