Lençóis Maranhenses – Passeio Circuito Lagoa Bonita

Lugar de beleza única repleto de dunas e lagoas formadas pelas águas da chuva e lençóis freáticos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado no estado do Maranhão à 260 km da capital São Luís e possui 155 mil hectares de muita beleza do tamanho da cidade de São Paulo.

Ah os Lençóis!!!  Em maio/16 retornamos a este lugar espetacular para aproveitar mais e conhecer outros passeios que não fizemos na última visita. Faltaram este passeio e Atins.

Quando ir
A melhor época para visitar é entre maio e setembro quando as lagoas estão cheias.

 Como chegar:

Partindo da capital São Luis, são 260 km de distância até Barreirinhas – principal porta de entrada do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Dessa vez optamos em ir de ônibus da Viação Cisne Branco saindo da Rodoviária às 9:00 h e chegando em Barreirinhas às 13:40h. Compramos as passagens com 2 horas de antecedência (lembrando que estávamos na baixa temporada, então recomendo que reserve as passagens e compre com alguns dias de antecedência).

Verifique horários e preços atualizados no link: Viação Cisne Branco

O acesso aos passeios da região só é possível em veículos 4X4 e barcos contratados através das agências locais.

Contratamos os serviços da Ilha Turismo direto na agência e recomendamos o guia Juvenal – Excelente guia e ainda faz ótimas fotos o que fez toda diferença no passeio.

 Valor: R$ 90,00/pessoa em Maio/16.

Mesmo chegando em cima da hora ainda conseguimos fazer o passeio – o  horário do passeio ao Circuito Lagoa Bonita sai às 14:00 h das pousadas e hotéis – antes de partir para a travessia de balsa tem uma parada em um mercadinho para comprar água.

O retorno do passeio é  por volta de 19:00 h. O trajeto dura em torno 1:30 h em trilhas de areia e riachos.

 O que levar:

 Não deixe de levar água – nas Toyota tem caixa térmica com gelo e sugiro levar umas barrinhas de cereais/biscoitos (lembrando que todo o lixo produzido você deve trazer de volta)

 Vá com roupas bem leves e leve pouca coisa em uma mochila pequena.

 Itens necessários: Máquina fotográfica, protetor solar, chapéu, óculos e chinelo (detalhe: nas dunas você não vai precisar deles, pois a areia não é quente – deixe no veículo)

E agora é só curtir o momento e desligar-se da rotina!

Ao chegarmos no destino tivemos que encarar uma duna de 40 metros apoiados por uma corda.

Subida cansativa, mas a recompensa valeu a pena todo o esforço, nenhum roteiro nessa região é igual, cada um tem sua particularidade e beleza, mas o Circuito Lagoa Bonita nos surpreendeu bastante. Não deixe de fazer esse passeio. É sensacional!


Abaixo, algumas fotos criativas tiradas por Juvenal – nosso guia

 

 Onde ficar:

Ficamos uma noite na Pousada D’areia – de fácil acesso ao centro de Barreirinhas e com ótimo atendimento e serviço. Dá pra ir caminhando até a Beira Rio, bancos, lojas e supermercado.

Em Barreirinhas, principal porta de entrada do parque tem ótima estrutura de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

Consulte opções de hospedagem no booking.com

 O que fazer:

Além da aventura do percurso de  4X4 e subir a duna, chegando ao Circuito Lagoa Bonita você vai se surpreender com a paisagem exuberante dessa parte do parque e só resta contemplar, caminhar,  tomar banho nas lagoas e fotografar em todos os ângulos possíveis, sempre acompanhados pelo guia.

Nenhuma foto ou relato descreve a singularidade desse lugar, é necessário conhecer de perto

Depois de ver essa paisagem incrível, fomos presenteados por um lindo pôr do sol e no retorno ao descer as dunas tinha uma barraca de tapioca maravilhosa com café grátis.

Esse foi mais um passeio que sempre ficará guardado na nossa memória.

O que achou desse post? Tem alguma dica ou sugestão, deixe sua mensagem abaixo.

COMPARTILHAR
AnteriorRio de Janeiro – muito mais que praias
PróximoBelezas Naturais de Costa Rica – Mato Grosso do Sul
Fabiana Diniz
Paulistana morando no Mato Grosso do Sul. Ama praia, natureza e fotografar arquiteturas históricas. Formada em Marketing e atuando na área de agronegócio, sempre que tem um tempo livre está planejando e pesquisando o próximo destino para viajar devagar ou curtir uma aventura.

24 COMENTÁRIOS

  1. Que lugar inacreditável. Um presente da natureza. As fotos ficam incríveis, cinematográficas. Muita vontade de conhecer, e seu post apenas ressaltou esse objetivo. Amei!

  2. OMG, só essa primeira foto já deixa a gente babando. Que lugar mais fantástico.
    Depois uma sequência de uma foto mais linda que a outra.
    Parabéns pelo post super bem explicadinho.

    Beijokas!

  3. Ah… os Lençóis….!
    Estivemos um pouco depois de vcs, em junho/16. Tínhamos ido numa época em que as lagoas estavam secas e dessa vez, planejamos ir com elas cheias e pudemos comprovar tudo isso que vc relatou em seu post.
    É de uma imensidão e de uma beleza sem igual!
    Considero como um dos destinos mais exótico dos Brasil.

  4. Nossa, as fotos de vocês estão fantásticas, todas. Que sorte deram de conseguir um guia que além de tudo auxilia nas imagens.
    Quando formos já iremos procurar ele.
    Obrigado por compartilhar essas experiências com a gente.

    • Agradecemos pela visita ao blog. Que bom que gostou das fotos. O guia Juvenal além de ser um ótimo guia, tirou as fotos criativas em que estou na palma da mão do Luilson, e de todos os turistas que estavam juntos com a gente. Certamente vai gostar muito desse passeio!

  5. Tá aí um lugar que tenho vontade de conhecer, mas tinha receio de ser meio sem graça. Adorei o post, as fotos e também informações dos valores, isso faz toda diferença na hora de planejar! Com certeza vou fazer esse passeio!
    Ah, eu pensava que as areias das dunas eram quentes! rs

    • Olá Marcos sim é um espetáculo, já fomos duas vezes e sempre vamos incluir esse roteiro nas nossas andanças pelo Brasil, e tem vários passeios incríveis. Recomendamos pelo menos uns 4 dias para aproveitar o básico dos Lençóis. Vale muito a pena conhecer. Agradecemos sua visita e acompanhe sempre nossas dicas.

    • Olá Lívia vai amar os Lençóis e para complementar as dicas, não deixe de conhecer Atins é uma vila de pescadores bem roots, mas pra quem gosta é uma experiência incrível.Obrigada pela visita e acompanhe sempre nossas dicas.

    • Olá Julia, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é de Maio a Setembro, quando as lagoas estão cheias. Sempre vamos em Maio e já estão em um bom nível para banho e com melhores preços, pois é o último mês de baixa temporada. Obrigada pela visita e acompanhe sempre as nossas dicas.

  6. Os lençóis estão em nossa lista dos lugares onde ir. Parece tão incrível ! Quando fomos para Jeri, em julho passado, queríamos aproveitar das duas semanas na cidade para dar um pulo nos lençóis mas infelizmente , mais uma vez, não tivemos o tempo suficiente e o nosso filho, de 4 meses, ficou doente.
    Onde aconselhara chegar ? Em qual cidade se hospedar ? Tem serviço privado para ir até as dunas ?

    • Olá Família sem Fronteiras, sim os Lençóis Maranhenses é incrível e preservado. Há três portas de entrada de acesso ao parque, Barreirinhas, Atins e Santo Amaro, mas a cidade que tem melhor estrutura é Barreirinhas, onde há diversos estilos de hospedagens,bancos e hospital. O acesso aos Lençóis é através das agências locais que você pode contratar os serviços em veículos 4X4 com guia, diretos nas agências de Barreirinhas ou nos hotéis e pousadas. Tivemos a experiência saindo de São Luis até Barreirinhas com a agência GI Conect já incluindo todos os serviços e também já fomos de ônibus saindo da Rodoviária de São Luis e as duas formas são bem tranquilas. Precisando de mais dicas envie-nos um e-mail. Abraços e obrigada pela visita ao nosso blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui