A surpreendente e encantadora  Arraial do Cabo está localizada na Região dos Lagos, litoral norte do Estado do Rio de Janeiro a 140 km da capital.

Conhecida como a Capital do Mergulho, Arraial é muito rica em fauna marinha e recheada de atrativos naturais com praias de areias brancas e águas azuis cristalinas.

É um lugar imperdível que todos devem conhecer e desfrutar desse lindíssimo paraíso e ainda combinar mais dois destinos em uma única viagem, Búzios e Cabo Frio.

O ideal é reservar pelo menos uns quatro dias para aproveitar o essencial, que foi o nosso caso, mas recomendamos uma semana pois há diversos atrativos a serem explorados e com excelente estrutura turística.

 Como chegar?

A nossa viagem iniciou partindo de São Paulo até Arraial do Cabo são 584 km de distância.

Como viajamos em período de feriado prolongado, pegamos um trânsito muito intenso na Rod. Dutra, mesmo assim valeu muito a pena.

Carro – Passando pela Ponte Rio – Niterói, pegar a saída mais a esquerda a Rio Bonito pegar a Via Lagos (com pedágio), em direção a Região dos Lagos. Na Via Lagos percorre mais 68 km, até São Pedro da Aldeia, depois mais 13 km até Cabo Frio, e no trevo de São Cristóvão, ao final da Avenida América Central, entrar na RJ-140, que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo a 10 km.

Ônibus – Na Rodoviária Novo Rio  Auto-Viação 1001. Tel.: 0800 25-1001, com diversas saídas diárias.

 Onde Ficar:

Há diversas opções de pousadas, hotéis , casas e apartamentos de temporada.

Escolhemos a nossa hospedagem em apartamento através do Airbnb no Condomínio Villa da Praia localizado na Praia Grande. O apartamento possui 1 quarto, sala de estar, 1 cozinha, 1 lavabo, 1 banheiro e uma varanda, além de 2 vagas de garagem. TV no quarto, possui ar-condicionado, ideal para 4 pessoas, mas hospeda até 6 pessoas (1 cama de casal, um sofá cama e mais 1 colchão de casal).

O condomínio dispõe de 2 piscinas, sauna a vapor e churrasqueira

O horário estabelecido para check-in é entre 16:00 – 21:00 e check-out às 12:00h.

Fomos a Arraial do Cabo pela primeira vez e adoramos a experiência. O Condomínio é bem localizado e atendeu todas as nossas expectativas. Fomos muito bem recebidos e nos sentimos em casa. O apartamento possui tudo que uma família precisa para passar uma temporada, e a praia Grande, que fica a menos de 3 minutos de caminhada possui uma excelente estrutura, com vários quiosques e lojinhas. O condomínio fica ao lado do acesso ao Mirante, onde você pode curtir um lindo pôr do sol. Os proprietários Odir e Margarete sempre nos atenderam quando precisamos.

Essa foi a nossa primeira experiência pelo Airbnb e super recomendamos.

Foto Divulgação: Airbnb
Foto Divulgação: Airbnb
Foto Divulgação: Airbnb
Foto Divulgação: Airbnb
Foto Divulgação: Airbnb

Link direto para este apartamento no Airbnb.

Para mais opções de Hotéis e Pousadas faça sua reserva através do Booking na barra lateral deste post.

 O que fazer

Passeio de Barco 

Os passeios de barcos  partem da Praia dos Anjos e são recomendadíssimos pois  incluem as praias mais paradisíacas de Arraial como a Praia do Farol, Prainhas do Pontal da Atalaia, Praia do Forno e os atrativos Gruta Azul, Fenda de N. Senhora e Rosto do Gorila.

Realizamos o passeio com a Embarcação Cristiane. Infelizmente neste dia estava muito nublado e não deu para registrar as belezas de Arraial como a gente esperava. Mas dá pra ter uma ideia da cor desse mar.

Fomos muito bem recepcionados por Rogério responsável pelo barco e o assistente dele foram muito atenciosos conosco. Recomendamos muito!

Pagamos R$ 60 reais por pessoa.

Contatos: (21) 99739-7144 / (22) 99884-6265 c/ Rogério

Fenda de N. Senhora
Rosto do Gorila
Gruta Azul

Curtir e Fotografar o Pôr do Sol da Praia Grande 


Vista do Mirante da Boa Vista – fica ao lado do Condomínio onde nos hospedamos e de frente para Praia Grande

Curtir e contemplar as praias

As praias de Arraial são sensacionais mesmo com águas geladas não tem como você não gostar porque a beleza natural supera!

  • Praia do Farol

É uma Ilha controlada pela Marinha do Brasil onde só é possível chegar de barco com permanência de 40 minutos – mesmo assim vale muito a pena, pois é paradisíaca, perfeita… Não temos palavras para descrever tamanha beleza.

  • Praia do Forno


A Praia do Forno tem poucas ondas e recomendamos que você vá pela trilha que rende belíssimas fotos. São aproximadamente 15 minutos de caminhada pouco íngreme, no meio do caminho tem uma barraca que vende água e refrigerante.

Muito movimentada e com boa estrutura para passar o dia.

  • Prainha

É a primeira praia da entrada da cidade, já dá pra ter uma ideia das belezas de Arraial.

  • Prainhas do Pontal da Atalaia

São separadas por uma rocha que na maré baixa se torna uma só.  Suas águas são cristalinas e geladas, porém irresistível. 

O acesso às Prainhas é por barco ou pela trilha onde você precisa encarar uma escadaria com 225 degraus, mas todo esforço compensa pela exuberância

 

 Dica: Não deixe de visitar a Gruta do Amor e aproveite a paisagem incrível para fotografar.

 

  • Praia Grande

Praia urbana ideal para os praticantes de surf e com ótima estrutura de restaurantes.  Um dos melhores points para ver o Por do Sol e curtir uma música ao vivo em um dos quiosques da orla e fotografar com a estátua da atriz Flavia Alessandra.

  • Praia dos Anjos

Onde fica a saída dos passeios de Barco e há opções de Pousadas e ótimos restaurantes.

De lá inicia a trilha para a Praia do Forno.

 

Praticar Mergulho

Não pudemos realizar o mergulho, mas é muito recomendado pois Arraial é considerado um dos melhores pontos de mergulho do Brasil.

Vamos nos programar para fazer na próxima visita.

Outras opções de Passeios:

  • Centro Histórico
  • Museu Oceanográfico
  • Ponta de Acaíra e Massambaba
  • Pôr do Sol do Mirante do Pontal do Atalaia

Não tivemos tempo de conhecer, pois foram poucos dias, mas voltaremos com mais tempo.

 Onde Comer:

Há diversas opções de restaurantes e quiosques na Praia Grande e na Praia dos Anjos:

Nossas recomendações:

Experimentar o quibe de peixe do Point Calamares – uma delícia, ambiente e atendimento excelentes e música ao vivo de boa qualidade MPB/Pop Rock, com vista para Praia Grande – muito agradável. Localizado na orla da Praia Grande.

Quiosque Show de Bola – ambiente agradável  e também  fomos muito bem recepcionados- proprietários e atendentes muito atenciosos também com música ao vivo. Experimentamos o filé de peixe que acompanha arroz, salada, fritas e pirão para 4 pessoas R$ 85,00. Ao lado do Point Calamares.

 Não deixe de levar:

  • Câmera à prova d’agua;
  • Snorkel
  • Blusa de frio e outra de meia estação (dependendo da época faz frio à noite)

Arraial atendeu nossas expectativas e um feriado prolongado foi pouco para explorar ainda mais esse lugar.

É um destino muito procurado e se você ainda não foi, precisa reservar um tempo para conhecer, garanto que não vai se arrepender!

 

O que achou deste post? Já esteve em Arraial?  Deixe seu comentário.

 

COMPARTILHAR
Artigo anterior10 dicas para fotografar melhor em suas viagens
Próximo artigoPraia dos Carneiros – PE
Fabiana Diniz
Paulistana morando no Mato Grosso do Sul. Ama praia, natureza e fotografar. Formada em Marketing e atuando na área de agronegócio, sempre que tem um tempo livre está planejando e pesquisando o próximo destino para viajar devagar ou curtir uma aventura.

23 COMENTÁRIOS

  1. A descrição de Arraial do Cabo foi perfeita, o caribe carioca. A cor do mar impressiona, já visite algumas vezes por ser do ladinho do Rio e a cada visita me encanto mais com essa cidade. Ótimo post, bem explicado e com muitas atrações legais na cidade.

  2. Sou completamente doida por Arraial do Cabo! Tenho família que mora lá perto e sempre que posso dou uma escapada… sinceramente? Acho mais bonito que muito Caribe por aí rsrs

  3. Arraial é uma delícia, né?!? Faz tempo que não vamos. Precisamos dar um jeito nisso, rs. Vou ver essa opção de hospedagem que você indicou porque da última vez que pensei em ir estava tudo tão caro que desistimos e mudamos o destino, rs.
    Adorei o post!!

  4. Que post lindo, deu muita saudades de Arraial.
    Lá é o paraíso.
    Adorei a dica da hospedagem, lindo o lugar.

    E essa vista do mirante, que arraso! Não fui nele.

    Humm, e esse quibe, hein. Que fome. Amooo quibe.
    Parabéns pelo post.
    Beijos

  5. Arraial do Cabo ou meu lugar predileto no Rio. Não tem melhor lugar onde fugir quando cansamos da capital.Simplesmente adoro essa cidade e acredito que sou a única. 2017 sera o ano de Arraial !

  6. Arraial do Cabo é um paraíso mesmo! Pra mim foi a melhor praia do Brasil até hoje… Conheci a praia Pontal do Atalaia ano passado quando fiz uma viagem para Cabo Frio… Pretendo retornar para me hospedar em Arraial e aproveitar melhor as outras praias. Adorei as dicas!

  7. Arraial é apaixonante, moramos próximo e não cansamos de visitar.
    Gostei da dica de hospedagem, já tinha visto algumas fotos do local e as dicas foram muito boas para quem sabe, uma futura hospedagem.
    Abraços.

  8. Que água é essa… rs. Certamente uma das mais belas praias do Brasil. Tive a oportunidade de conhecer quando ainda estava bem no começo sua exploração, era uma região praticamente intocada. Espero que continue assim!

  9. Estou encantada com Arraial! Ia muito quando criança e acho que não vou desde essa época! Morri de vontade de voltar! Adorei as dicas!

  10. Ah esse lugar é incrível…. Está em minha lista de desejos desse ano ainda. Amei a dica do AirBnb.. estamos super adeptos e nossas últimas viagens foram todas com eles. Lindas fotos e ótimas dicas, tudo anotado.

  11. Arraial do Cabo literalmente é um paraíso! Eita lugar lindo.. Não vejo a hora de voltar! Seu post me deixou com mais vontade ainda hahaha.. Seu guia ficou ótimo! Parabéns. =*

  12. Post salvo nos meus favoritos. Leio tanto sobre esse lugar que quero ir “ontem”, sabe como é? E quero ficar uma semana pra aproveitar bem! É tão lindo… esse mar, morro de amor! Obrigada pelas dicas, serão mto uteis. beijao

    • Olá Márcia, com certeza vai ficar encantada com Arraial. Planeja já uma viagem pra lá e se precisar de mais dicas, pode entrar em contato conosco. Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here