Depois de muitas fotos e filmagens perdidas, através de aulas de fotografia e muita leitura estamos conseguindo melhorar nossas fotos. Não foi fácil.

Somos amadores buscando melhorar a cada dia, e queremos compartilhar as informações com pessoas, que assim como nós, tem uma verdadeira paixão por viagem e fotografia.

Vocês já devem ter passado por essa situação, chegar em casa ou no hotel, todo feliz, descarregar as fotos no computador e… o que aconteceu com minhas fotos? Embaçadas, mal focadas, tremidas, brilho em excesso, e muitos outros problemas que com certeza, será um balde de água fria nas suas férias.

Por isso, a partir de hoje, estarei postando dicas para, pelo menos, reduzir as fotos perdidas.

Então, vamos viajar comigo nesse post?


 1. Não seja ansioso e saia comprando o equipamento mais caro de imediato

Foto Jordan Mcqueen

É possível obter fotos muito agradáveis com uma câmera semi-profissional ou até mesmo com seu Smartphone. Você irá entender isso nos tópicos abaixo.
Quanto mais fotos você tirar e quanto mais se aperfeiçoar na arte da fotografia, mais você saberá sobre o tipo de câmera para comprar e quando é hora de atualizar.


 2. Considere adquirir um tripé

Foto Alexandru Stavrica

A compra de um tripé pode valer muito a pena, especialmente se você tem mãos trêmulas.
Quando eu comecei a fotografar com um tripé, minha satisfação com meus disparos aumentou.

Notei muito mais estabilidade e fotos mais nítidas (Sem tremidas).
Use a função timer da sua câmera com um tripé .


 3. Mantenha sua câmera com você o tempo todo

Foto Andrei Ianovskii

Os melhores momentos para uma foto vêm exatamente quando você menos espera.

Principalmente se você estiver de férias, você deve manter seu equipamento sempre com você.

Pode ser a sua câmera simples ou até mesmo seu smartphone. O que não pode é perder aquele momento mágico.

Caso você encontre aquela paisagem digna de cartão postal e estiver apenas com sua câmera simples ou seu smartphone com pouca qualidade na foto, registre o momento para lembrar-se, e volte com seu equipamento para capturar a imagem que você deseja. Afinal, você está a passeio, não é mesmo?


 4. Faça uma lista de lugares que você gostaria de fotografar

Foto Rawpixel

Isso mesmo, faça um roteiro de possíveis paisagens para visitar e fotografar.

E fica a mesma dica anterior, para aquelas épocas que você não pode carregar sua câmera, devido a chuva ou outro imprevisto, anote em um caderno pequeno e volte depois para a fotografia.  E fotografe.

Verifique detalhes importantes, como a iluminação, enquadramento, paisagem ao fundo, etc. Lembre-se, a fotografia digital “não acaba o filme”, por isso, fotografe, e se não deu certo, fotografe novamente até conseguir a foto perfeita.


 5. Não negligencie assuntos do cotidiano para a fotografia

Foto Sven Scheuermeier

Você não está vendo nada interessante para fotografar no local que está visitando?

Tente olhar nos arredores com olhos de fotógrafo. Você pode pegar um momento interessante da luz atravessando as folhas de uma árvore ou encontrar algumas flores silvestres inesperadas em um quintal e até mesmo uma atividade dos habitantes locais podem se tornar uma magnífica fotografia.

Muitas vezes um assunto simples faz a melhor imagem.


 6. Nunca deixe de aprender

Fonte Christopher Flynn

A melhor parte de ter um hobby como a fotografia é que você sempre estará aprendendo alguma coisa sobre a arte.
A inspiração está por toda parte.
Na internet há sites especializados em dicas e há diversos vídeos no youtube ensinado a arte, portanto, um tempinho de dedicação pode ajudá-lo a melhorar ainda mais suas fotos.
Outra dica, olhe tudo com os olhos de um fotógrafo e você verá oportunidades que nunca notou antes.


 7. Experimente todas as configurações da sua câmera

Foto Kristian Karlsson

A frase “aponte e fotografe” pode ser mais flexível e poderosa do que você possa imaginar.

Leia o manual da câmera para ajudar a decifrar Pequenos símbolos.

À medida que você explora sua câmera, experimente fotografar seus objetos com várias configurações para aprender quais efeitos você mais gosta.

Quando Você está olhando para suas fotos em um computador, você pode verificar os dados EXIF (geralmente nas propriedades do arquivo) para lembrar as configurações que você usou, e isso o ajudará a identificar suas preferências para fotos futuras.


 8. Aprenda as regras básicas da fotografia

Foto Annie Spratt

A quantidade de informações sobre fotografia on-line é esmagadora.

Comece com alguns artigos sobre composição.

Pesquise sobre o que os fotógrafos mais experientes têm a dizer sobre as técnicas.

Aprenda sobre composição, regra dos 3 terços, iluminação, etc.


 9. Tire fotos regularmente

Foto Fredrick Kearney Jr

Tente fotografar algo todos os dias.

Se você não pode fazer isso, certifique-se de ter tempo para praticar regularmente, para que você não esqueça o que aprendeu.

Uma excelente maneira de se motivar é fazendo as fotografias em casa, utilizando objetos do dia a dia e treinando as opções de iluminação, ângulos, etc.

Lembre-se, a prática leva à perfeição.


 10. Não tenha medo de experimentar e ousar

Foto Honey Fangs

Se você estiver usando uma câmera digital, o custo dos erros é gratuito. Ou seja, os “filmes não queimam”.

Tente novos ângulos, mude as configurações de sua câmera, deite no chão, fotografe os detalhes.

Faça da sua fotografia uma extensão de seus olhos, onde você poderá enxergar através das lentes a beleza que a fotografia tem a nos oferecer.

Errou? Faça de novo. As possibilidades são infinitas.
Em breve, novas dicas de fotografia, onde você irá conhecer mais a fundo as configurações de sua câmera.

26 COMENTÁRIOS

  1. Excelentes dicas! É isso aí, ninguém melhora sem praticar. Tem que meter a mão na na massa. Hoje em dia ninguém tem desculpa pra não fotografar mais, temos todos uma câmera com a gente o tempo todo, nosso telefone. Então é sair por aí olhando pros lados e imaginando o melhor quadro.
    Post muito útil, parabéns casal!

  2. Bem sou suspeito em falar de fotografia já que sou formado em fotografia, melhoras as fotografias com você mesmo falou envolve tempo e disciplina assim como qualquer atividade cotidiana, afinal nenhum jornalista começou escrevendo artigos incríveis, ou um jogador de futebol começou a ganhar campeonatos nos primeiros campeonatos, fotografia é uma arte e uma forma de expressão então nada melhor do que sair clicando e aprendendo com os erros, a dica do tripe é muito valida e melhora muito as fotos, pensem em usar filtros na lentes também. Um grande abraco.

  3. Que máximo esse post. Dicas super úteis ainda mais pra quem é super criterioso com fotos. Amo fotografar e aprender cada dia usar um recurso novo, uma técnica nova, é bom demais. Valeu por compartilhar. Seu blog é show.

  4. Dicas muito boas, amei a 3 e a 10.
    A do tripe não tinha pensado, muito boa dica mesmo!

    Fotografar é bom demais né!!! Amei o post…

    Beijokas

  5. Adorei o post! Há pouco tempo percebi que gosto muito de fotografar, mas ainda não tenho câmera… Pretendo comprar uma semiprofissional, então suas dicas vão me ajudar muito!

  6. Esse post é muito bom, já tinha lido, mas acabei de ver que não deixei meu comentário aqui! Essas dicas são bem úteis para quem gosta de fotografar. Parabéns!

  7. Preciso de centenas de corações para declarar meu amor por esse post!
    Como não amar fotografia? Impossível!
    Eu acho que é a arte de amar as pessoas e os lugares.
    Fiz recentemente um curso e me apaixonei e as dicas foram muito úteis!
    Adorei!
    Abraços.

    • Olá Makenna, quanto mais aprendemos sobre a fotografia mais nos apaixonamos. É congelar momentos para sempre. Vale muito fazer um curso e se aperfeiçoar e que bom que gostou das dicas! Agradecemos.

  8. Muito legal suas dicas! Adoro fotografar e ainda tenho muito a aprender. Depois de ler esse post tive mais certeza ainda. Parabéns pelo post! 🙂

    • Olá Keul, a fotografia nos permite registrar as belezas e lugares que vemos com nossos próprios olhos e que queremos compartilhar com os outros. Obrigada!

  9. Muito legal suas dicas! Adoro fotografar e ainda tenho muito a aprender. Depois de ler esse post tive mais certeza ainda. Parabéns pelo post!

  10. Engraçado que cai nesse post pensando em quando iria começar a entrar num curso de fotografia para melhorar nossas fotos de viagens. ë como se esse post fosse feito para mim 🙂

    • Ah que bacana Alice, vale muito a pena dedicar-se no estudo das técnicas de fotografia. Estamos desenvolvendo o que aprendemos nos cursos e tutoriais e vamos compartilhar mais dicas aqui no blog com vocês queridos leitores. Abraços!

    • Sim Leonardo tem muitos vídeos tutoriais e cursos disponíveis com ótima qualidade pela internet para desenvolver a técnica da fotografia. Agradecemos pelo comentário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here